Praticar exercícios físicos, além de trazer disposição, melhora a saúde do corpo. Entretanto, para ter um bom desempenho, é preciso tomar alguns cuidados, como se manter hidratado.
Você é do tipo que esquece de beber água? Isso não pode acontecer no seu treino. É sempre bom levar sua garrafinha quando for fazer alguma atividade física. Afinal de contas, é a água que ajuda o corpo a funcionar bem e evita a desidratação.
Quando você bebe água durante o exercício, está repondo o que está perdendo. Por isso, fique atento ao consumo recomendado e aposte em bebidas isotônicas, como o Gatorade.
Como funciona a hidratação?
O que significa hidratar o corpo? Em termos simples, a hidratação significa repor a água perdida pelo corpo. Isso ajuda a manter as funções do corpo em dia e o bom desempenho durante o exercício.
E não apenas isso, quando você mantém a hidratação, os seus rins agradecem, pois isso evita que eles fiquem sobrecarregados. Outro benefício é que a hidratação melhora a circulação do sangue, o que impacta diretamente o desempenho.
Você sabia que durante a atividade física o nosso corpo perde outros componentes além da água? Isso mesmo. Eletrólitos, potássio, sódio e outros componentes são eliminados no suor. É por isso que se hidratar é mais do que beber água; é preciso repor o que foi perdido com bebidas isotônicas em alguns casos.
Sinais de desidratação
Como saber se o seu corpo está ou não desidratado? Para isso, é importante identificar os sinais para tomar as medidas corretas e evitar que os sintomas atrapalhem o seu treino. Alguns sinais são:
- pele e boca seca;
- diminuição da produção de suor;
- sonolência;
- cansaço e fraqueza excessivos;
- pressão baixa;
- sede em demasia;
- tontura e dor de cabeça.
Não é preciso esperar nenhum desses sintomas aparecer para se hidratar. É fundamental ingerir água regularmente durante o exercício e saber a hora certa de tomar um isotônico.
Como se hidratar da maneira certa?
Você pode estar pensando que se hidratar se reduz a beber água quando sente sede durante a prática de exercícios, mas não é bem assim. A hidratação começa bem antes do início da atividade.
Como assim? Duas horas antes de começar a praticar uma atividade física, beba de 400 ml a 600 ml de água para manter os níveis de hidratação do seu corpo. Isso vai melhorar sua performance.
Na hora que estiver praticando o exercício, nada de esquecer de tomar água. Uma dica é colocar o alarme para despertar a cada 20 minutos para lembrar de beber água. Dessa forma, você ajuda seu corpo a manter a hidratação e regular a temperatura.
Outro ponto importante é saber o momento certo de tomar bebidas isotônicas. Se você vai fazer uma atividade intensa por mais de um hora, pode levar a sua garrafinha de gatorade, água de coco e até soro feito em casa.
Para o dia a dia, onde a perda de água pelo suor é moderada, a ingestão de bebidas isotônicas não é recomendada, pois elas podem elevar os níveis de sódio e potássio no corpo e sobrecarregar os rins.
Logo após o treino, é bom consumir bebidas geladas e com açúcar para aumentar o processo de absorção de água pelo corpo. Nesse momento, você também pode tomar bebidas isotônicas.
Lembre-se: nada em excesso é bom. O mesmo acontece com a hidratação. Pode até parecer benéfico, mas o excesso de líquidos no corpo pode levar a dor de cabeça, náuseas, vômitos, mal-estar e outros sintomas.
Esses sintomas são causados pela redução dos níveis de sódio no corpo em razão da hidratação excessiva. Por isso, beba a quantidade certa de água durante o treino, mas nada de exagerar.