O Hub das Ninjas tem movimentado o mundo geek, principalmente por focar em produtoras de conteúdo, já que esse ainda é um nicho com predominância masculina.
Para mudar esse cenário, o KaBum! (uma das maiores lojas de e-commerce de tecnologia do Brasil) criou esse projeto que pretende, acima de tudo, valorizar o trabalho feminino da área.
Quer saber como isso funciona e quais as ações realizadas através do Hub das Ninjas? Então continue lendo até o final e confira!
O que é o Hub das Ninjas?
O Hub das Ninjas é uma iniciativa do KaBuM! que faz parte de um projeto maior, o Mulheres no Game, visando incentivar, apoiar e acelerar microinfluenciadoras do cenário gamer, tech ou hardware.
Dessa forma, o projeto oferece masterclasses exclusivas, prêmios e oportunidades de crescimento no mercado para as participantes.
A seleção das influencers acontece por meio de um processo de inscrição e várias etapas, como a apresentação de um portfólio e a produção de conteúdo para campanhas específicas de teste.
Apoio e aceleração de criadoras de conteúdo
O projeto seleciona mulheres criadoras de conteúdo que buscam mais visibilidade e crescimento. Assim, as participantes recebem mentorias de profissionais renomadas, como calls com Nicolle “Cherrygumms” Merhy e Ana Xisdê, que compartilham suas experiências e conhecimentos sobre o mercado de games.
Além disso, as que mais se destacam podem ganhar prêmios como PC gamers completos, periféricos e outros equipamentos de ponta para ajudar a alavancar a produção de conteúdo, elevando a influenciadora a um nível profissional.
Workshops para trocar ideias
As participantes do Hub das Ninjas também têm acesso a uma série de recursos, incluindo workshops de criação de conteúdo, masterclasses com plataformas de entretenimento especializadas, entre outros.
O projeto ainda organiza diversos eventos que visam fortalecer a comunidade de mulheres gamers. Assim, as participantes dessas atividades têm a oportunidade de fazer networking, aprender e crescer profissionalmente.
Um dos eventos mais marcantes até o momento em que essa matéria é escrita foi a Live Final, em que as 10 finalistas do projeto participaram de um bate-papo especial com as mentoras Ana Xisdê e Nicolle “Cherrygumms” Merhy. Durante a live, as 5 vencedoras foram anunciadas e receberam os prêmios.
O Hub das Ninjas também já organizou diversos workshops focados em criação de conteúdo. Esses workshops incluíram sessões com plataformas de entretenimento como o TikTok, onde as meninas aprenderam técnicas avançadas de produção de vídeos e estratégias de engajamento.
Impacto na diversidade e representação no gaming
O Hub das Ninjas é, de fato, uma resposta à necessidade de maior inclusão feminina no universo dos jogos. Segundo a KaBum!, quando se cria um ambiente de apoio e desenvolvimento, também se ajuda a quebrar barreiras e a promover a igualdade de gênero no setor.
Assim sendo, o impacto do Hub das Ninjas na diversidade e representação no gaming é gigante. Ao apoiar mulheres gamers, o projeto contribui para criar um ambiente mais inclusivo e diversificado, onde diferentes vozes e perspectivas têm o seu valor.
Como participar do Hub das Ninjas?
Para participar do Hub das Ninjas, o primeiro passo é ficar de olho nas redes sociais do KaBuM! para saber quando saem novas inscrições. Isso porque eles costumam anunciar essas oportunidades por lá.
Além disso, tenha um portfólio ou exemplos do seu trabalho como criadora de conteúdo. Podem ser vídeos, streams, posts em redes sociais etc. Então, quando as inscrições estiverem abertas, preencha o formulário de inscrição que o KaBuM! fornece. Geralmente, eles pedem informações sobre você, seu trabalho e por que você quer participar do Hub das Ninjas.
Após a inscrição, você pode ser chamada para participar de uma seleção ou entrevista. Se isso acontecer, lembre-se de que este é o momento de mostrar seu potencial e como você pode se beneficiar do programa.
Por fim, se for selecionada, aproveite ao máximo as mentorias, workshops e recursos oferecidos pelo Hub das Ninjas para crescer como criadora de conteúdo. Afinal, mais do que uma competição por prêmios, essa é uma oportunidade de crescimento e empoderamento para as meninas que produzem conteúdos geek, principalmente gamer.
Para mais informações e detalhes, visite o site oficial do KaBuM! e acompanhe as atualizações nas redes sociais deles.