A anuidade é uma cobrança gerada regularmente pelos bancos, como forma de manutenção do serviço, através de uma fatura emitida. Dessa forma, você deve apenas quitar o que deve para voltar a usar o cartão de crédito em estabelecimentos e lojas online.
Porém, você já se questionou sobre o que é anuidade do cartão e por qual motivo você deve pagar essa taxa? Esta é uma informação importante e que ajuda a entender por que os valores da fatura, geralmente, estão sempre mais altos mesmo que você tenha usado poucas vezes o crédito. Confira!
Entenda o que é anuidade do cartão de crédito
A anuidade é uma taxa que deve ser paga ao contratar um cartão de crédito. Ao quitar esta tarifa mensalmente, você possibilita que as instituições financeiras realizem manutenções nesta conta, verifiquem quaisquer problemas e ofereçam melhorias ao produto.
Anualmente, você pode pagar por esta taxa junto das demais compras feitas durante o mês. Mesmo que o cartão não seja usado, é obrigatório quitar esta quantia no prazo de vencimento combinado com o banco, caso seja cobrado essa taxa.
Quais são os principais motivos de ser cobrado a anuidade de cartão de crédito?
As financeiras cobram por anuidades para realizar manutenções no cartão de crédito, como forma de custear os gastos. Por mais que seu cartão seja simples, há bancos e bandeiras que necessitam do pagamento regular para o cartão permanecer utilizável.
A cobrança também tem ligação com o modelo de cartão e pacote obtido. Créditos mais robustos, como os das versões Black e Platinum são os que mais cobram anuidades altas, já que oferecem serviços exclusivos e uma série de benefícios, como descontos em parceiros e salas VIPs em aeroportos.
Quais são os tipos de anuidade de cartão de crédito?
Cada estilo de cartão realiza uma cobrança diferente, em que os mais simples solicitam uma taxa básica, enquanto os mais restritivos são caros. Há também créditos que não cobram pela anuidade, permitindo que você faça o uso com tranquilidade e sem se preocupar com gastos extras.
Em casos como este, avaliar sempre cada uma das opções é a melhor forma de não ter despesas tão altas no começo do mês, e ter dificuldades para quitar a fatura. Entenda as principais cobranças praticadas por instituições financeiras:
Anuidade gratuita ou sem anuidade
Hoje, há muitas opções dessa modalidade no mercado. Dentre as principais instituições, há a Nubank que não realiza nenhum tipo de cobrança e permite que você use o crédito quando for necessário, por exemplo.
Cartões emitidos por bancos físicos ou digitais oferecem opções sem anuidade, e contam com menos requisitos que as versões tarifárias. Esta é uma das modalidades que tem se tornado cada vez mais procuradas devido aos seus benefícios e facilidades proporcionados no uso. Confira aqui as melhores opções de cartão de crédito sem anuidade e usufrua dessa vantagem!
Anuidade convencional
No caso da anuidade convencional, ocorre o pagamento integral do valor no primeiro boleto emitido. É possível solicitar o parcelamento em poucas vezes, se for mais prático, garantindo que o pagamento ocorra todos os meses sem prejudicar a sua renda.
Anuidade diferenciada
Com a opção diferenciada é possível quitar mensalmente as quantias através do parcelamento. Esta é uma das práticas mais comuns adotadas por brasileiros por não comprometer a renda e não tornar a fatura complicada de pagar no final do mês.
Porém, tenha ciência que esta modalidade implica quanto ao pagamento regular, independente de você fazer compras ou não.
Anuidade dependente
Uma das anuidades mais específicas, que é cobrada apenas quando um de seus dependentes usa o cartão. Muitos bancos, como o Itaú, por exemplo, cobram 50% do valor que você paga em seu cartão, mas que podem variar conforme o modelo escolhido.
Anuidade especial
Para promover facilidade na vida dos clientes, os bancos oferecem condições exclusivas, como o pagamento da anuidade ao completar um ano de uso do cartão. Se você já recebeu ofertas como esta, sabe que são tentadoras e uma das melhores formas de aproveitar todos os benefícios do crédito por 1 ano despreocupadamente.
Como descobrir o valor da anuidade do cartão?
Por lei, você, como cliente, tem direito de saber a respeito da anuidade do cartão antes de fazer a sua solicitação. As instituições financeiras divulgam os valores para garantir que não existam dúvidas ante o seu pedido.
Esteja sempre atento quanto a esta informação antes de assinar o contrato presencialmente ou online. Ter conhecimento do quanto você deve arcar todos os meses evita que sua renda seja, acidentalmente, prejudicada e exista complicação para pagar o que deve.
Caso você não encontre nenhuma informação que explique a respeito da anuidade, converse com o gerente na agência ou contate o suporte virtual da instituição. Tire as suas principais dúvidas sobre pagamentos e, se é necessário quitar a fatura mensalmente ou apenas quando usar o cartão.
Existe a possibilidade de negociar o valor da anuidade do cartão?
Os bancos negociam as anuidades dos cartões e, para esta solicitação ser realizada, é necessário entrar em contato com a financeira. Explique o motivo para querer renegociar ao ser sucinto e claro, questionando também sobre valores e em quantas vezes o débito pode ser evitado.
Recomendamos que, antes de fazer a solicitação do cartão de crédito, que tire um momento para ler as informações disponibilizadas no aplicativo ou site. Caso você peça na agência, tire as suas dúvidas, questione sobre valores, possibilidade de negociação para atrasos, se pode parcelar e em quantas vezes é permitido.
Os bancos podem cobrar anuidade?
Os bancos têm liberação legal para cobrar anuidade, como visto na Resolução n° 3.919, informada pelo Banco Central do Brasil. O BCB é o responsável por regularizar as principais cobranças de tarifas nos cartões e, por se tratar de uma taxa tradicional, não existem taxas indevidas.
Compreender sobre o que é anuidade do cartão de crédito auxilia a decidir pela melhor opção do mercado, que não faz cobranças altas e oferece excelentes serviços e vantagens. E, embora existam tantas opções tentadoras, escolha a modalidade que entrega o que você precisa e sem ter custos altos que possam atrapalhar a sua rotina financeira. Gostou do artigo? Compartilhe-o com seus amigos!